O ceará

Nossas serras

Prepare-se para uma maravilhosa e surpreendente viagem por um Ceará diferente, cheio de luz, cores, aromas e sabores. Um Ceará exuberante, de rica fauna e flora, das temperaturas altas e aprazíveis, das abundantes vertentes de águas límpidas aos leitos secos, das orquídeas aos mandacarus, dos beija-
flores aos campinas, das cidadelas de névoas ao extremo calor do sertão,
lugares onde a história, os mitos e as crenças juntam-se à cultura de um povo que encanta e seduz pela maneira simples e hospitaleira de ser.

Serra da Ibiapaba

Reduto do lendário cacique Diabo Verde (chefe dos Tabajaras), foi um guerreiro indígena que lutou com bravura durante os primeiros ensaios da colonização no Ceará. Uma fantástica vista das alturas, um banho nas águas cristalinas das vertentes ao final do percurso são programas bastante agradáveis. A Igreja de São Pedro e de Santo Antônio (1907), remontam os primeiros tempos deste município criado em 1878. Diversas festas religiosas movimentam a sede e os distritos durante todo o ano, entre as quais a do patrono São Pedro (29/06), a de Santo Antônio (13/06) e do mês Mariano (maio).

Distância: 302,30 km de Fortaleza

Chapada do Araripe

Localizado na região sul do estado e fazendo parte da Chapada do Araripe, o Município de Araripe possui temperaturas que variam entre 25ºC e 33ºC. As atrações de Araripe ficam por conta da Floresta do Araripe, grutas, nascentes e riachos. Na arquitetura antiga destacam-se a Igreja Matriz de Santo Antônio (1849), casarões coloniais, Casa de Pitia e o Mercado Público Municipal. Quanto às festas religiosas e folclóricas destacam-se as festas do padroeiro (Santo Antônio) e a Romaria ao Frei Damião, reisado de congos, quadrilhas juninas e bumba-meu-boi.

Distância: 526,80 Km de Fortaleza

Serra de Baturité

Seguindo viagem pelo roteiro verde cearense, Baturité é lugar ideal para excursionar pelo maciço que leva o nome deste município. Significando, em tupi, “Serra Verdadeira”, Baturité destaca-se pelo cenário verde, história e tradições. Cascatas, cachoeiras, fauna e flora, alambiques, engenhos de rapadura, mosteiros e eventos consagrados como o Chitão de Baturité, são atrativos imperdíveis desta bucólica e fria cidade.

Distância: 93 km de Fortaleza

Serra de Guaramiranga

Em Guaramiranga a natureza encanta seus visitantes. Localizada em uma faixa de mata atlântica, a temperatura varia entre 18 e 25 graus. No mês de setembro o Teatro Raquel de Queiroz sedia o Festival de Teatro Nordestino, um evento consagrado no Estado e reconhecido nacionalmente. No carnaval, a cidade se torna uma opção alternativa para os que buscam o descanso e relaxamento com o Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. Pequenos hotéis e pousadas oferecem todo conforto que o turista precisa, destacando-se o Convento dos Capucchinos, uma antiga construção religiosa cheia de histórias interessantes.

Distância: 97 km de Fortaleza

Parque Nacional de Ubajara

Ubajara é um lugar fascinante. A harmonia, a paz e as belezas da serra a 847m de altitude, encantam a todos em uma suave temperatura não superior a 22° graus. A 3 Km da cidade, o Parque Nacional de Ubajara possui 563 hectares de mata nativa e uma das mais belas áreas de preservação do Brasil. A Cachoeira do Frade, do Boi Morto e a Bica do Cafundó, compõem a paisagem se integrando perfeitamente com a vegetação exuberante. Banhar- -se será inevitável. Vale a pena conhecer as grutas do parque, verdadeiras riquezas criadas pela natureza. A Gruta de Ubajara, a mais famosa de todas, composta de 15 grandes câmaras e possuindo 1.120 metros de extensão, sendo que boa parte é explorável com ajuda de guias do IBAMA, tendo seu acesso feito por trilhas ou pelo teleférico, que proporciona uma inesquecível vista panorâmica de toda a chapada.

Distância: 312,30 km de Fortaleza

IPark Complexo Turístico de Ypióca

Localizado ao pé da Serra de Maranguape, o I-Park oferece atrações para todos os gostos. Passeio de charrete, de jardineira, mini fazenda, caminhadas e trilhas ecológicas, pedalinho no lago, caiaque, arvorismo e a maior tirolesa da região com 260 metros de extensão. Faz parte do complexo, o Museu da Cachaça, um excelente passeio pela história de mais 160 anos da Ypióca. Além de muita história e de conhecer o maior tonel de madeira do mundo.