CVB Fortaleza

Nós Necessitamos de um forte avanço no turismo de eventos do Estado do Ceará. Mas é necessário planejar esse futuro hoje. Mapear esta realidade estudando de forma minuciosa os grandes centros brasileiros e estrangeiros. Todas as entidades turísticas e a força do poder público devem se unir em torno deste mesmo objetivo para dar o devido impulso a este projeto.

O turismo de eventos exige antecedência. É necessário investir hoje para colher amanhã. Os grandes eventos não irão cair no nosso colo sem que seja feita uma grande articulação técnica e política. Primeiro se prepara o destino, principalmente no que diz respeito aos equipamentos destinados aos eventos, para que se possa colher os frutos da prosperidade daqui a cinco ou mais anos.

Captar eventos exige uma visão plural. É preciso focar na criação de um novo e mega equipamento para realização de eventos, bem como na reforma e modernização do atual centro de convenções. A própria captação necessita de um destino pronto e consciente da importância do turismo de eventos. O ceará precisa não só do apoio das entidades de classe e órgãos públicos, mas também da conscientização da sociedade a respeito do importante papel deste setor para economia. Precisamos do compromisso de todos com a causa para tornar o nosso destino mais atraente aos realizadores dos grandes eventos nacionais e internacionais.

A inteligência deste processo é o ponto mais rico e talvez um dos mais importantes. Para a captarmos é necessário investimento em material humano, através de capacitação de pessoal qualificado e treinado para que possamos ter um quadro de profissionais que dignifique o setor. Neste ponto, o Ceará pode se orgulhar de ter um seleto grupo de profissionais. O empresariado organizador de eventos tem consigo a consciência do impacto que os eventos têm sobre uma cidade, ao mobilizar uma cadeia produtiva com mais de 54 segmentos ativos e estratégicos da nossa economia. Estas empresas cada vez mais se capacitam e se especializaram em eventos de diversos tipos, sejam eles esportivos, técnicos, cientifico, culturais, médicos, feiras, entre outros.

Cidades inteiras mudam seu perfil e crescem sua economia em conseqüência da realização de eventos bem planejados. As empresas de eventos colaborando para diminuir a sazonalidade entre as estações, envolvendo positivamente toda a cadeia produtiva, de bares e restaurantes a meios de hospedagem e companhias aéreas. Prova da importância do setor é que somos hoje, segundo dados fornecidos pela Embratur, responsáveis pela movimentação de R$ 9,9 bilhões de reais por ano, e participamos com muito orgulho da indústria que mais cresce no mundo atualmente, a do turismo e entretenimento.

O Fortaleza Convention & Visitors Bureau vem trabalhando forte na captação de eventos para o Ceará, colaborando diretamente para a organização de uma agenda positiva em favor do turismo de eventos e de negócios e buscando rechear de congressos e feiras o calendário anual, de forma linear e concentrada no que chamamos de baixa estação. Precisamos entender que quando somamos as verbas e os esforços, todos ganham. E nesta realidade, é inadiável contarmos com a participação da indústria e do comercio neste cenário.

Que venham o novo centro de convenções e o parque de feiras e eventos! E, com eles, as condições para em poucos anos reposicionarmos o Ceará no cenário dos grandes eventos, em favor do crescimento do nosso turismo e da nossa economia. Que possamos dar um adeus à baixa estação! 

Regis Medeiros
Presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau

Apoiadores

Social Facebook
Rua Gilberto Studart, 55 – Sala 118
Torre Sul Duets Office Towers – Cocó
Fortaleza – Ceará – Brasil - CEP. 60.190-750
Tel: +55 85 3258.5888 – Cel: +55 85 9963.0480